Carib Propaganda

Blog

Como o planejamento estratégico pode mudar o rumo da sua empresa

07 de junho de 2022 | Categoria: Marketing, Publicidade
Planejamento estratégico

“Se eu tivesse oito horas para derrubar uma árvore, passaria seis afiando meu machado.” – Abraham Lincoln

Você provavelmente já ouviu falar que ter um planejamento estratégico pode mudar o rumo do seu negócio, aumentando seu faturamento e mantendo todos os processos organizados a longo prazo. Mas, você realmente coloca ele em prática na sua empresa?

Pare para refletir um pouco sobre quanto tempo você reserva para planejar qualquer coisa, seja suas tarefas do dia, uma festa de aniversário para seu amigo, um encontro importante com alguém. Nós não costumamos fazer isso. Não costumamos nos organizar com antecedência.

Pitágoras disse uma vez que “com organização e tempo, acha-se o segredo de fazer tudo e bem feito”, e ele não poderia estar mais certo. É por isso que, nessa matéria, vamos te mostrar a importância de usar essa ferramenta no seu negócio!

 

O que é o planejamento estratégico?

O planejamento estratégico funciona como um mapa do tesouro, pois é ele que define estratégias de longo prazo, considerando fatores internos e externos à instituição, para traçar o melhor caminho a ser seguido para atingir os objetivos da empresa. 

Ele é feito a nível macro, porque olha a organização como um todo e funciona como um guia para a organização de suas ações. O estudo dos ambientes externos à organização que essa ferramenta exige ajuda a detectar as possíveis oportunidades e ameaças em cada cenário analisado. 

É por isso que geralmente é feito pela parte administrativa da empresa, que precisa ter uma visão estratégica para a tomada de decisões, pensando sempre nos fatores externos, mas também nos internos, que englobam as forças e fraquezas da empresa. Mesmo assim, é importante que todos os níveis da organização estejam envolvidos nesse processo.

O planejamento estratégico geralmente é apresentado em linhas gerais, sem muito detalhamento, já que trata de ações que serão realizadas a longo prazo. Além disso, é dever dele definir a missão, visão e valores do negócio para orientar todos os setores.

 

O que é o tal do pensamento estratégico e como exercitá-lo?

O pensamento estratégico é uma atividade mental relacionada com intuição e bom senso. É criar estratégias efetivas para chegar aos objetivos específicos definidos e conseguir os resultados que você espera. Para isso, é preciso alinhar a sua visão com as metas da empresa e nivelar os desafios que você tem com uma perspectiva do futuro.

O pensamento estratégico é uma soft skill utilizada pelas pessoas que têm uma mente bem apurada, que olham ao redor para compreender o contexto da empresa e analisar tendências do setor em que ela atua.

Para exercitar o seu pensamento estratégico, você precisa se desligar do automático e pensar antes de agir, avaliando todas as possibilidades e focando sempre na solução do problema. Dessa forma, você conseguirá esboçar cenários não somente de curto, mas também para de longo prazo, pensando sempre no efeito das suas ações.

 

Que diferença o planejamento estratégico faz para a sua empresa?

Para desbravar os 7 mares, seu barco precisa estar preparado. Como você vai colocar toda a sua tripulação na água se não sabe qual o caminho a ser seguido?

Na obra “Alice no País das Maravilhas” de Lewis Carroll, o Gato Cheshire diz para Alice: “Se você não sabe para onde ir, qualquer caminho serve”. Vamos refletir um pouco sobre essa frase…

Podemos afirmar que somente sabemos os caminhos que devemos tomar se tivermos a ideia de onde queremos chegar. Quando uma empresa não entende seus diferenciais e sua cultura muito bem, ela fica perdida e não sabe qual é lugar para onde vai. 

Além de definir a identidade corporativa da empresa (composta por missão, visão e valores) e os objetivos gerais, o planejamento estratégico ajuda toda a empresa a compreender qual é o caminho certo para o sucesso.

Ao entender o propósito da empresa, os valores e metas a serem atingidas, os colaboradores trabalham mais engajados em torno de um objetivo em comum.

Segundo a Coordenadora de Planejamento e Conteúdo da Carib, Adrielle Molena, “Além do planejamento tornar todas as ações e objetivos muito mais claros e organizados, ele permite que tenhamos mais recursos para lidar com imprevistos ou medidas que precisam ser tomadas rapidamente. Isso serve tanto para o planejamento estratégico da empresa, quanto para outras frentes, como por exemplo, as redes sociais. Quando você tem tudo programado, tudo flui perfeitamente e caso precise alterar um pouco o caminho, o restante não se desestabiliza.”

Não dá para viver tomando medidas a curto prazo. Você precisa parar e olhar para a organização como um todo, pensar no futuro e se planejar para lidar com todos os cenários possíveis, porque é somente com as estratégias certas que se atinge os resultados esperados.

Para o sucesso da organização, é preciso que o planejamento estratégico seja muito mais do que só um documento, é preciso que ele seja visto como o seu mapa do tesouro. Então bora colocá-lo em prática?

 

Em breve, teremos no nosso blog uma matéria mostrando como você pode fazer o seu planejamento estratégico em apenas 5 passos. Fique ligado!

Veja também