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5 passos para definir um planejamento estratégico

15 de julho de 2022 | Categoria: Marketing, Publicidade
5 passos para definir um planejamento estratégico

Nós já falamos por aqui sobre a importância do planejamento estratégico para a sua empresa e agora chegou a hora de apresentar quais são os 5 passos necessários para defini-lo. 

De maneira geral, esse “documento” será a bússola do seu negócio e determinará o direcionamento da sua embarcação. Por isso, trouxemos – de um jeito simples e fácil de entender – o que você precisa fazer para chegar ao seu destino.  

 

Missão, visão e valores

O primeiro passo é definir esse trio tão importante: qual é a razão pela qual sua empresa existe, onde você quer chegar e quais são os princípios inegociáveis. A identidade e o posicionamento do seu negócio servirão de base para todas as próximas ações.

 

Determine metas e objetivos

Sabendo para onde você quer levar a sua empresa, você deve desenhar o seu mapa do tesouro. Ou seja, determinar como chegar lá e em quanto tempo. 

Um padrão muito conhecido para essa etapa é a fórmula SMART, que significa que as metas e os objetivos devem ser específicos (Specific), mensuráveis (Measurable), alcançáveis (Achievable), relevantes (Relevant) e baseados em um prazo (Time-based).

 

Analise os ambientes interno e externo

Não basta apenas colocar o navio no mar, é preciso sempre estar atento ao combustível e às condições climáticas, conferir se tudo está funcionando perfeitamente, ficar de olho no que está à frente e também à maré…

Por isso, o terceiro passo é identificar os pontos fortes e fracos da organização, assim como as oportunidades e ameaças do mercado (incluindo a concorrência). Para isso, a análise ou matriz SWOT pode ser utilizada, que nada mais é do que organizar essas informações para se ter uma visão geral dos ambientes onde sua empresa está inserida, o que facilita a tomada de decisão.

 

Plano de ação

Seguindo com suas metas e objetivos, aqui você precisará criar um planejamento prático para a execução das estratégias, apontando cada uma das atividades, a função dos colaboradores envolvidos e o cronograma a ser cumprido. 

Para essa etapa, uma dica útil é utilizar a técnica 5W2H, que consiste em responder às perguntas:

5W:

  • What – o que será feito?
  • Why – por que será feito?
  • Where – onde será feito?
  • When – quando?
  • Who – por quem?

2H:

  • How – como será feito?
  • How much – quanto vai custar?

 

Monitorar e mensurar

Por fim, mas não menos importante, o último passo é acompanhar e analisar os resultados. Será que você está seguindo o rumo certo? Avalie métricas e indicadores de desempenho, que indicarão se algum ajuste deverá ser feito ou se a sua estratégia está sendo efetiva. 

Existem diversas ferramentas que podem te auxiliar nessa etapa e é necessário conhecer e entender qual delas irá se encaixar no plano de ação da sua empresa. 

Parece um monstro dos mares, mas não é! E se precisar de ajuda, conte com os nossos marinheiros experientes em desafios e aventuras. A Carib está preparada para embarcar com você nessa jornada! Vamos juntos? 

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