Carib Propaganda

Blog

Sua marca no Metaverso

29 de setembro de 2022 | Categoria: Publicidade, Tecnologia
Sua marca no Metaverso

Que nós amamos falar sobre o Metaverso você já sabe. Mas você sabia que sua marca pode estar lá também? Como não é um assunto muito falado (ainda), nossa Capitã Maria Olívia participou de um live com a Andréa Miom e trouxemos um pouco do que rolou por lá!

 

Para começarmos: como funciona para ter uma marca?

Para ter uma marca você precisa ter um registro dela. Ele serve para que você tenha exclusividade sobre aquele nome, caso ele ainda não exista no mercado. É a única forma de se proteger dentro do seu segmento para individualizar o seu produto ou serviço. 

 

E se você não tiver o registro da sua marca, o que pode acontecer?

Nesse caso, se uma pessoa registrar o nome da sua marca, você poderá sofrer com multas ou até precisar trocar o nome da sua empresa! Essa mudança de nome trará uma troca de papelaria, fachada e uniformes, mas o ponto principal é: será que seu cliente vai confiar no seu trabalho? 

 

E como funciona esse processo no Metaverso?

No Metaverso isso não teria como ser diferente. Para ter sua marca no ambiente online você precisa, antes de tudo, criar ela no mundo real. O INPI – Instituto Nacional da Propriedade Industrial é o responsável por esse registro. 

Mas antes de registrar sua marca, realize uma pesquisa nas classes em que você vai atuar, a fim de verificar se já existe uma empresa com o nome que você deseja. Esse é o principal passo, para que você não corra risco depois. Nessa etapa é importante contar com um serviço especializado, pois esses profissionais vão conseguir auxiliar em todo o processo.

Então, com o nome em mente, você precisa solicitar um pedido de registro para o INPI. E aguardar a decisão.

 

Mas, atenção

Dentro do Metaverso ainda não existe um registro mundial, então você precisa realizar um registro no país em que sua marca está inserida e uma dica extra é abrir nos Estados Unidos, já que lá as coisas acontecem com mais rapidez.

 

Tem como ter algo exclusivo dentro do Metaverso?

Sim! A NFT (token não fungível) é algo exclusivo, mas para isso você precisa realizar o registro dela, para que passe a ser exclusivamente sua.

O importante é ter o direito autoral sobre algum bem dentro (e fora) do Metaverso que você deseja e que seja exclusivo seu, já que somente assim você terá proteção do seu logotipo, personagens e artes.

E se criar algo inovador, que ainda não existia, você pode e deve registrar uma patente sobre determinada característica, até porque o produto não precisa ser real, ele pode existir somente no Metaverso. Incrível, né?

Estamos no começo de uma nova Era. E tem MUITA coisa pra acontecer ainda! Continue nos acompanhando para saber de todas as novidades! 

Veja também