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O Futuro do Marketing Digital no Metaverso

15 de junho de 2022 | Categoria: Novidades, Tecnologia
Marketing Digital no Metaverso

Alguém sabe quando surgiu o marketing digital e por que ele surgiu?

Bom, eu dei uma “googada” aqui e encontrei diversas definições (sem definição rs):

– Marketing digital se deu juntamente com a internet nos anos 1960. 

– O mundo do marketing digital viu seu primeiro aumento acentuado em 2006, quando foi relatado que o tráfego do mecanismo de busca cresceu para cerca de 6,4 bilhões em um único mês.

– O marketing digital surgiu quando grandes empresas aderiram ao universo digital, como Amazon, Yahoo! e o próprio Google, além de outros novos meios de comunicação que nasceram com grande força na web, como o blog, sites, e-mail, entre outros.

– Mas grande novidade mesmo foram as redes sociais, que explodiram em idos de 2010. E, com elas, explodiu pela primeira vez o marketing digital nas grandes empresas.

Enfim, podemos dizer que o marketing digital iniciou entre 1960 e 2010 rsrs. Brincadeiras a parte, falando sobre o meu conhecimento, eu mesma iniciei o trabalho no digital em 2011 com um curso rápido de mídias sociais e depois em 2015 uma pós-graduação mais focada em gestão de marketing digital e, naquela época, as empresas mais antigas do mercado tinham no máximo 5 anos de conhecimento sobre a área.

E o que mudou de lá pra cá?

Em 2011 nós estávamos engatinhando no quesito “preciso dos dados dos meus clientes para entender exatamente sobre o que ele se interessa”, poucas empresas, ou quase nenhuma, tinham um CRM estruturado com informações importantes e relevante para o crescimento do seu negócio.

Foi a partir daí que Facebook, por exemplo, entendeu a necessidade de entregar anúncios de qualidade para o público que ali consumia seu conteúdo. Inseriu então os botões de login em plataformas externas, pesquisas e resultados de Google já não eram só uma pesquisa simples, começaram a exigir localização e outros dados.

Hoje, a cada 3 stories, 1 anúncio. A cada 4 posts no feed, 1 ou 2 anúncios. Um vídeo no Youtube não inicia sem os primeiros segundos de um anúncio. Os comerciais de TV que eram de 30”, agora podem ser de 1’ e ainda te levam para o canal de comunicação digital da empresa somente com a leitura de um QR CODE. Aliás, o QR CODE ainda é o mesmo desde a sua implantação, já pararam para pensar nisso?

E por que tudo isso é importante?

Hoje é possível entender em qual semana de gestação você está e também é possível saber o seu humor só pela música que você está ouvindo.

Nós vivemos todas as Eras:

– A do marketing sob demanda.

– Marketing como empresas que se preocupam com o maior ambiente.

– Do marketing digital onde basta um clique para saber o preço do concorrente.

– Marketing digital de serviços de streaming.

São tantas Eras! E a cada dia que passa o consumidor quer mais, quer ser surpreendido, quer novos produtos e serviços, quer empresas que tenham empatia. Tantas coisas acontecendo ao mesmo tempo e o nosso papel é: vender para a pessoa certa!

E afinal, qual será o marketing digital futuro?

Os serviços de assinaturas com certeza serão o futuro! E já são o presente. Afinal, quem aqui não tem conta em um desses serviços: NetFlix, Amazon, Globoplay, HBO? 

Cursos EAD: vocês lembram do “boom” dos cursos EAD? Quando as pessoas falavam que não seria possível estudar veterinária por vídeo? Pois bem, nos últimos 2 anos as pessoas passaram horas e horas dentro de casa estudando cursos rápidos e concluindo cursos em faculdades renomadas, tudo com um único acesso pelo computador.

Mas Maria, cadê o tal Metaverso que você tanto fala?

Sabe ali em cima quando eu comentei sobre assinaturas e cursos? Sabe o que isso tem a ver com o Metaverso? 

Vou deixar você pensar…

O que todas as fases do marketing digital vistas até hoje tem em comum? A EXPERIÊNCIA!

E é isso que a próxima etapa do marketing digital vai continuar trazendo com a chegada do Metaverso. Promover experiência para o usuário será obrigatório em qualquer ação de comunicação e marketing.

Se você ainda acha que não é possível fazer uma imersão em uma loja física através do virtual, a Forever 21 encontrou uma forma! A marca criou uma loja dentro da plataforma de jogos Roblox, inseriu diversos produtos virtuais e acabou materializando o produto para o real, trazendo-o para as prateleiras das lojas físicas.

Se você ainda acha que é muito difícil criar um ambiente totalmente virtual, replicando aquilo que você tem no real, a Agência Carib já criou seu espaço virtual (e olha que só você que está aqui lendo vai saber em primeira mão)! Spoiler:

Carib Metaverso

Agência Carib no Metaverso

 

COMO GERAR EXPERIÊNCIA NO METAVERSO?

Listei para você algumas ideias de como gerar experiência com o consumidor no Metaverso. Lembrando que essa experiência precisa ser imersiva e unir elementos do mundo real ao virtual.

  • Lançamento de produtos ou serviços exclusivos para clientes fiéis a marca.
  • Mundos privativos para congressos, eventos e confraternizações.
  • Salas de reunião virtuais para seu escritório.
  • Jogos e mini games para incentivo à equipe (endomarketing).
  • Criar espaços dentro da sua empresa/lojas de shopping, onde as pessoas acessam o aplicativo via óculos de VR.
  • Patrocinar eventos em plataformas como: Decentraland, Roblox, VR Chat, Altspace, The SandBox, etc.
  • Parcerias com influencers virtuais (Sim! Eles já existem, vamos falar sobre isso?).

Essas são poucas as ideias para o futuro (e que não é tão futuro assim!).

Até a próxima,

Maria Olívia

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