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Case: Calça de Shopping – e o que podemos aprender com ele

06 de julho de 2023 | Categoria: Marketing, Publicidade

Tenho certeza que você já ouviu falar no meme “calça de shopping” do Patolino. E a C&A não perdeu a oportunidade de mergulhar na onda e aproveitar para realizar a divulgação de um de seus produtos. 

Atualmente as redes sociais estão muito presentes no dia a dia, principalmente dos brasileiros. Compartilhar memes engraçados com nossos amigos já faz parte da rotina e foi com isso que o meme “Calça de Shopping”, do Patolino, que faz parte de um episódio de “O Show de Looney Tunes”, viralizou nas redes sociais. 

Na cena da animação, Patolino usa uma wide leg – um modelo de calça jeans com pernas compridas e largas, cintura alta e bem marcada – e é questionado por Pernalonga sobre que tipo de calça era aquela. Patolino responde que era uma “Calça de shopping”. Calça que você usa no shopping em sinal de respeito.”

E foi aí que a C&A, uma das maiores varejistas de moda do país, identificou uma oportunidade de collab (parceria entre marcas) com o Looney Tunes e criou uma linha de produtos exclusiva. Ao utilizar a etiqueta que identifica o modelo do jeans idêntico ao usado por Patolino como “Calça de Shopping”, a C&A viralizou nas redes sociais, com destaque para o LinkedIn e TikTok.

E o que podemos aprender com isso, caribeño?

Análise de dados e engajamento da marca com a audiência são os principais ensinamentos que podemos extrair do case. A C&A estava atenta a tudo o que estava acontecendo nas redes sociais e adequou isso a uma estratégia de fortalecimento da marca, trazendo para a realidade do seu negócio. Ou seja, sua empresa não precisa participar de todas as trends apenas por participar, sem que tenha relação com o nicho da audiência, mas você pode pensar em formas relevantes de adaptá-las ao seu negócio. 

Além disso, um ponto muito interessante que pode ser ressaltado é a preocupação em entender as preferências e necessidades do público consumidor, de acordo com a análise de dados obtidas. As peças são versáteis, com tecido leve e confortável – tema muito discutido atualmente, principalmente em meios digitais. Apostar em um produto que agrade o público jovem e atrelá-lo a uma estratégia de marketing digital com um “meme”, obviamente tornou esse conteúdo viral. 

E então, pra fechar a estratégia que já estava mais do que encaixada, as redes sociais cumprem com maestria o papel de propagar esse conteúdo, que sem sombra de dúvidas, viralizou de forma orgânica e foi parar em diversos sites de notícias e blogs – como esse aqui.

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