Metaverso: o futuro que já existia e vai ficar
Cada dia mais ouvimos falar sobre o Metaverso. A tecnologia que parecia tão distante é cada dia mais real e atual. E sabemos que ainda surgem muitas dúvidas […]
“Produtos são feitos nas fábricas, mas marcas são construídas na mente” – Walter Landor
Não é de hoje que a força de uma marca no mercado depende muito de como o público-alvo a vê, afinal de contas, é para ele que comunicamos e oferecemos soluções. Ele é o nosso ponto focal, porque é composto por pessoas que poderão ter interesse no que você vende.
É para ele que devemos direcionar os nossos esforços em ações de marketing e publicidade, adaptando a comunicação para oferecer produtos e serviços que atendam às necessidades específicas desse grupo.
Mas, por que estamos falando sobre público-alvo em uma matéria sobre Branding? A resposta é simples: porque é com essas pessoas que a sua marca deve criar não apenas uma relação de compra e venda, mas também de admiração e apego emocional, e é para isso que utilizamos o Branding.
Branding vem do inglês “brand” que significa marca. Em poucas palavras, é uma estratégia de gestão de marca que busca não só o reconhecimento do seu público, mas também uma forte conexão emocional entre as duas partes.
Ela envolve a administração, elaboração, planejamento, marketing e divulgação de uma marca, através de um conjunto de ações alinhadas ao seu propósito e valores e que buscam consolidar sua imagem e construir uma base sólida para a empresa. Com essa estratégia, as marcas conquistam não só a mente das pessoas, mas também o coração.
Kotler define o Branding como “o processo de dotar produtos e serviços com o poder de uma marca“, mas afinal, o que é uma marca?
Já que ela é o centro do Branding, precisamos entender melhor o seu conceito. Segundo o Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI):
“Marca é um sinal distintivo cujas funções principais são identificar a origem e distinguir produtos ou serviços de outros idênticos, semelhantes ou afins de origem diversa.”.
Com essa definição, podemos entender que a marca é um símbolo que representa uma organização e que serve para diferenciá-la de outra. No entanto, essa ideia não fica restrita somente à identidade visual e nem ao conceito jurídico.
Muito mais do que os componentes que vem à nossa cabeça quando pensamos em “marca” – como o logotipo, símbolo e ícone – ela é composta também por valores, experiências, pessoas e muito mais.
Em breve vamos nos aprofundar nesse conteúdo em outra matéria do nosso blog. Fique ligado!
Voltando a falar da estratégia de gestão de marca, com o Branding, além de criar maior valor para sua empresa, você se diferencia do oceano de concorrentes ao redor.
Através da comunicação, é possível conquistar as pessoas e fazê-las enxergar sua marca como a única solução para suas dores. Quando seu público se identifica com ela, você desperta sentimentos que influenciarão diretamente na decisão de compra.
Não é sempre que os consumidores procuram a marca mais barata do mercado para comprar. Na verdade, eles estão mais dispostos a comprar de alguém que compartilhe um propósito em comum do que quem oferece por melhor preço.
Basta observar: o Iphone não é a opção mais em conta quando se trata de celulares, mas mesmo assim possui uma clientela fiel que não adquire somente o smartphone, mas todos os produtos da Apple.
As ações utilizadas para criar uma conexão forte com seu público também serão importantes para fidelizar aqueles que já se tornaram clientes. Além disso, promover uma boa experiência para o consumidor é uma das chaves para que ele comece a falar de você para outras pessoas, como amigos e familiares.
Para o nosso capitão Diogo Felipe: “Nossa marca é nosso maior ativo! Uma construção bem feita é capaz de determinar o sucesso de uma empresa ao nascer com o discurso alinhado aos seus valores e gerar conexão com seu público-alvo de maneira muito mais assertiva, podendo gerar economia para a corporação a médio/longo prazo e ainda determinar o valor da sua empresa em uma possível venda, mesmo sem a existência de um espaço físico e maquinários, por exemplo, apenas através de valor de mercado em relação ao top of mind na cabeça do consumidor.”
Apesar de parecer simples, essa estratégia exige muita pesquisa, estudo e planejamento. Por isso, é importante contar com a ajuda de profissionais especializados. Junto deles, você entenderá quais os melhores caminhos para gerir a sua marca.
É para isso que a Carib está aqui! Nossa tripulação está equipada para levar sua marca aos 7 mares e trazer maior resultado para sua empresa através do Branding.
E aí, vamos iniciar uma jornada cheia de criatividade, estratégia e planejamento juntos?