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Storytelling – O Poder das Histórias

29 de junho de 2022 | Categoria: Marketing, Publicidade
Storytelling - O Poder das Histórias

“As histórias têm um poder único para ganhar o coração das pessoas.” – Peter Guber 

E se eu te disser que somos contadores de histórias natos, você acreditaria? 

Acontece que nossos ancestrais compartilhavam as suas experiências através de histórias e, com elas, além de fortalecer sua cultura, aprendiam a evitar o perigo e a caçar em grupo da melhor forma possível, o que possibilitou a evolução da nossa espécie.

Contar histórias é um dos meios mais eficientes de aprender sobre o mundo. Com elas, podemos tocar o coração das pessoas, inspirá-las, passar alguma informação, compartilhar uma experiência e até entreter alguém. É por isso que elas criam uma conexão entre quem está contando e quem está ouvindo. 

Na Era da Informação em que vivemos, as ideias são os nossos bens de maior valor de troca. Por isso, vender suas ideias por meio de histórias é uma ótima oportunidade para persuadir ou cativar alguém. Está na hora de entender o porquê.

 

Story o quê!?

Storytelling! Esse termo em inglês é a junção das palavras Story, que significa “história” e Telling, que vem de “contar”.

Para Carmine Gallo, autor do livro “Storytelling: Aprenda a contar histórias com Steve Jobs, Papa Francisco, Churchill e outras lendas da Liderança, ele “é o ato de enquadrar uma ideia em uma narrativa que informa, esclarece e inspira”. Mais do que isso, o escritor afirma que Storytelling não é algo que fazemos, mas sim o que somos.

De forma resumida, se trata da arte de contar histórias para comunicar uma mensagem, passar uma ideia, compartilhar uma experiência ou ensinar algo.

É uma estratégia que está em alta principalmente no marketing e na publicidade, além de ser observada pelos grandes líderes, palestrantes e gestores de empresa para inspirar, cativar e vender.

Em breve, no blog da Carib, você verá as principais técnicas para contar histórias. Fique ligado!

 

Por que investir meu tempo em contar histórias para meu negócio?

Por mais que o Storytelling pareça ser mais aplicado na construção de filmes e programas de TV, ele é muito utilizado na publicidade e no marketing de conteúdo, pois ajuda a promover o seu negócio de forma indireta.

Como somos bombardeados com anúncios e informações novas o tempo todo, vem sendo cada vez mais difícil prender o nosso foco, e como nós adoramos uma boa história, principalmente uma envolvente, as empresas usam o Storytelling para chamar a nossa atenção.

Além de ser uma forma de criar conexão com seu público, uma história o seduz com facilidade e o leva em uma jornada na qual suas emoções são despertadas para, por fim, ser persuadido a tomar alguma atitude.

Pensando dessa forma, o Storytelling é ótimo para propagandas de TV e para os conteúdos que fazem parte da sua estratégia de Inbound Marketing. Quando essa estratégia é bem utilizada, pode fazer o tráfego do seu site crescer, por exemplo.

Ela também pode (e deve) ser utilizada em apresentações de negócios e na venda de produtos, além de ser muito eficiente para a criação de ações de endomarketing que fortaleçam a cultura e eduquem seus colaboradores sobre a história do seu negócio. 

A arte de contar histórias pode ser sua grande aliada para apresentar o propósito da sua empresa não só para o público interno, a fim de mover seus colaboradores em torno de um objetivo em comum, mas também ao seu público externo, com a intenção de criar uma identificação com a marca e gerar uma afeição.

Existe uma razão pela qual somos atraídos por empresas que comunicam bem o seu propósito e está ligado ao comportamento humano.

A área mais nova do cérebro é o neocórtex, que é responsável pelo pensamento racional, analítico e pela linguagem, mas existe um outro nível que é responsável pelas respostas emocionais, chamado sistema límbico. Ele também é responsável por todo o comportamento humano e por nossa tomada de decisão.

Quando nos comunicamos com o nosso público através de histórias cativantes, estamos falando diretamente com a parte do cérebro que suscita o seu comportamento e controla a tomada de decisões. Como o sistema límbico não tem aptidão para linguagem, simplesmente não conseguimos explicar porque sentimos que uma determinada decisão é a correta.

Storytellers acreditam na força de suas ideias para envolver as pessoas e criar uma ligação emocional com seu público. Muito mais do que inspirar, eles compartilham as adversidades da sua vida e mostram como as superaram com seu esforço. 

Agora que você sabe quais são os benefícios do Storytelling para o seu negócio, conte com a Carib para criar a sua história de sucesso! 

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