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O que Metaverso e NFT tem a ver com registro de marcas?

23 de junho de 2022 | Categoria: Marketing, Publicidade, Tecnologia
Metaverso e NFT

O Metaverso é o assunto do momento e se você ainda não sabe do que estamos falando, corre aqui. Mas, hoje essa conversa é um pouco mais profunda e a pergunta é: você sabe o que Metaverso e NFT tem a ver com registro de marcas e patentes?

Em 2021, NFT foi escolhida como “a palavra do ano” pelo dicionário Collins e, não somente por isso, essa pequena sigla tem despertado a atenção do mundo todo.

 

Calma aí! Mas o que é NFT?

NFT significa Non Fungible Tokens (Tokens Não Fungíveis, em português) e é um código numérico registrado em um blockchain, que funciona como um registro de propriedade de um conteúdo digital, tornando-o exclusivo.

Itens de games, obras de arte, músicas, fotos e vídeos, memes e até publicações nas redes sociais são exemplos de ativos que podem ganhar esse certificado de originalidade no ambiente virtual. Assim, eles continuam circulando na internet, mas passam a contar com um selo de autenticidade e adquirem um direito de posse.

Com isso, podemos perceber que o NFT está se tornando (se é que já não se tornou) a principal forma de fazer negócios no Metaverso!

 

Entenda a relação com o registro de marcas

Agora que você já sabe o que é Metaverso e NFT, vamos falar sobre a relação dessas duas tecnologias com o registro de marca? 

De maneira geral, o NFT funciona de forma parecida com um registro de marca feito no INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial). Porque tanto um quanto o outro possuem um banco de dados para consulta da propriedade e exclusividade de uso: a blockchain com códigos criptografados e o INPI com o “armazenamento” dos registros que realiza.

A diferença, como explica a Vilage Marcas e Patentes, é que “o NFT não garante direitos exclusivos de uma marca. Esse direito, em qualquer país do mundo, só adquire quem requer o registro da marca nos respectivos Órgãos. Aqui no Brasil, no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). Então, mesmo que se obtenha um NFT de um logotipo, ele não protegerá legalmente seu titular contra o uso por parte de terceiros, seja no mundo real ou no Metaverso.

Ou seja, sem registro no INPI, seu item continua disponível para ser registrado por qualquer pessoa. E se isso ocorrer, ela passa a ser a proprietária legal de algo que não pertence a ela. Por isso, é tão importante ter a propriedade devidamente concedida pelo INPI, mesmo que o investidor já seja o detentor do NFT. 

Quer saber de uma empresa que já se antecipou e registrou suas NFTs? A multinacional de serviços de cartão de crédito American Express! Ela pediu o registro de 15 marcas na categoria NFT e Metaverso junto à Organização de Patentes e Marcas Registradas dos Estados Unidos (USPTO). Entre elas, o nome, o logotipo, as recompensas de associação da empresa, um mercado online de bens digitais para download, eventos de realidade virtual e muitos outros.

 

Saiba por onde começar:

Contar com a ajuda de especialistas para iniciar esse processo é fundamental. A Carib está preparada para te orientar em tudo o que você precisa saber sobre o Metaverso e te auxiliar em seus projetos do mundo virtual. Além disso, tem como parceira a Vilage Marcas e Patentes, que atua no segmento há 36 anos e está sempre atualizada sobre as novas tecnologias, para proteger seus ativos – sejam eles digitais ou não.

Para saber mais, entre em contato com a nossa equipe e mergulhe nesse universo junto com a gente! 

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