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O que é marca?

29 de julho de 2022 | Categoria: Marketing, Publicidade
O que é marca

A gente fala tanto sobre marca, ouve diversas coisas sobre o assunto e convive com elas todos os dias mas, afinal, você sabe o que é marca?

A American Marketing Association (AMA) define marca como “(…) um nome, termo, símbolo, desenho ou uma combinação desses elementos que deve identificar os bens ou serviços de um fornecedor ou grupo de fornecedores e diferenciá-los dos da concorrência”.

Ou seja, marca vem de “marcar”, literalmente, identificando uma empresa, um produto ou serviço com o objetivo de fazer com que eles fiquem na mente das pessoas.

Na prática, basta você responder às seguintes perguntas:

  • Quando você pensa em refrigerante, o que vem à sua mente?
  • Quando diz que precisa comprar “Cotonete”, sabe ao que está se referindo? 
  • E quando você vai cozinhar uma receita com “Maizena”?

Se você respondeu “Coca-cola” ou “Guaraná” para a primeira pergunta, uma marca já está em sua mente, mesmo que você não consuma essas bebidas. Cotonete e Maizena, na verdade, são hastes flexíveis com pontas de algodão e amido de milho. E esses são apenas alguns exemplos de marcas que se transformaram em sinônimos de algum produto.

 

De volta aos velhos tempos

Antigamente, fazendeiros utilizavam marcação de fogo para identificar seus animais e era muito comum ver o gado com letras ou desenhos que indicavam seu proprietário. 

É um exemplo simples, mas que nos ajuda a compreender que uma marca, de maneira geral, também tem essa mesma função. A de representar algo que pertence a alguém, através de algum elemento que faz parte de sua identidade visual

Por isso, como já falamos anteriormente, uma marca pode ser representada por sua expressão nominal, um ícone ou mascote, texto e imagem juntos, elementos tridimensionais, entre outros.

 

Marca como valor intangível

Jeff Bezos, CEO da Amazon, diz que: “Marca é o que as pessoas dizem sobre você quando você não está no quarto”. Isso significa que, uma marca é mais do que seu logotipo e mais do que algo visual ou palpável, ela também diz respeito à percepção do consumidor.

De acordo com Philip Kotler, uma marca bem sucedida carrega seis níveis de significados:

  • Atributos (características);
  • Benefícios (funcionais e emocionais);
  • Valores;
  • Cultura;
  • Personalidade;
  • Usuário (sugerindo que tipo de consumidor pode usar determinado produto).

É por isso que uma marca precisa de uma gestão eficiente – o branding, como já falamos por aqui

Além disso, é importante não esquecer sobre o registro de marcas e patentes junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), porque, com isso, você garante exclusividade de uso, segurança jurídica e ainda transmite credibilidade.

 

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