Carib Propaganda

Blog

5 técnicas inconscientes para ser um verdadeiro líder

20 de abril de 2022 | Categoria: Inspiração
Como ser um verdadeiro líder

Quer saber como ser um verdadeiro líder? Em 2013 fui “obrigada” a gerir um time – saí da agência que trabalhava e montei um escritório no quintal. Acabei atendendo alguns clientes e precisei estruturar minha primeira equipe (de 1 pessoa). Ela tinha as tarefas do dia, jornada de trabalho e sua estação com cadeira, mesa e computador.

Depois, com as oportunidades da vida, fui liderar outro time (dessa vez éramos em 3 – eu e mais 2). Mas, com o passar do tempo esse número foi aumentando e cheguei a gerir 30 pessoas espalhadas por vários cantos do país com objetivos em comum.

Nessa jornada desenvolvi técnicas, experiências e muita paciência!

E hoje vou compartilhar com você 5 técnicas inconscientes de um verdadeiro líder, mesmo se você estiver começando agora!

 

1 – DIGA SEMPRE MENOS DO QUE O NECESSÁRIO

Quando você procura impressionar as pessoas com palavras, quanto mais você diz, mais comum aparenta ser e menos controle da situação parece ter. Mesmo que você esteja dizendo algo banal, vai parecer original se o tornar vago, amplo e enigmático. Pessoas poderosas impressionam e intimidam falando pouco. Quanto mais você fala, maior a probabilidade de dizer uma besteira.

Os seres humanos são máquinas de interpretar e explicar: precisam saber o que o outro está pensando. Se você controla cuidadosamente o que revela, eles não conseguirão penetrar nas suas intenções ou nos seus pensamentos.

As suas respostas curtas e silêncios irão colocá-los na defensiva e eles ficarão ansiosos, nervosos, preenchendo o silêncio com todos os tipos de comentários que revelarão informações valiosas sobre eles mesmos e os seus pontos fracos. Eles sairão de um encontro com você sentindo-se como se tivessem sido roubados e irão para casa pensando em cada palavra que você disse.

2 – USE A HONESTIDADE E A GENEROSIDADE SELETIVAS PARA DESARMAR A SUA VÍTIMA

Um gesto sincero e honesto encobrirá dezenas de outros desonestos. Até as pessoas mais desconfiadas baixam a guarda diante de atitudes francas e generosas. Uma vez que a sua honestidade seletiva as desarma, você pode enganá-las e manipulá-las à vontade (no bom sentido). Um presente oportuno – um cavalo de Troia – será igualmente útil.

3 – SEJA OUSADO

Inseguro quanto ao que fazer, não tente. Suas dúvidas e hesitações contaminarão os seus atos. A timidez é perigosa: melhor agir com coragem. Qualquer erro cometido com ousadia é facilmente corrigido com mais ousadia. Todos admiram o corajoso; ninguém louva o tímido.

4 – PLANEJE ATÉ O FIM

O desfecho é tudo. Planeje até o fim, considerando todas as possíveis consequências, obstáculos e reveses que possam anular o seu esforço e deixar que os outros fiquem com os louros. Planejando tudo até o fim, você não será apanhado de surpresa e saberá quando parar. Guie gentilmente a sorte e ajude a determinar o futuro pensando com antecedência.

Quando você prevê várias etapas com antecedência e planeja seus movimentos até o fim, não será mais tentado pela emoção ou pelo desejo de improvisar. Sua lucidez o livrará da ansiedade e da indefinição, que é a razão básica de tantos deixarem de concluir com sucesso as suas ações. Você enxerga o desfecho e não tolera desvios.

5 – DESCUBRA O PONTO FRACO DE CADA UM

Todo mundo tem um ponto fraco, uma brecha no muro do castelo e essa fraqueza em geral é uma insegurança, uma emoção ou necessidade incontrolável; pode também ser um pequeno prazer secreto. Seja como for, uma vez encontrado esse ponto fraco, é ali que você deve apertar.

  • Preste atenção a gestos e sinais inconscientes;
  • Descubra a criança desamparada;
  • Procure contrastes;
  • Preencha o vazio;
  • Alimente emoções.

Retirado de: “As 48 leis do poder” – Robert Greene – Edição Concisa

Por: Maria Olívia

 

E aí, faz sentido para você? Então compartilhe esse conteúdo e continue de olho aqui no Blog para ficar por dentro de tudo!

Veja também